Ementas Perfil CP11

 

Cálculo Diferencial e Integral I

Limites e continuidade. Diferenciação. Formas indeterminadas. Aplicações da derivada. Integração. Relação entre derivação e integração. Funções transcendentes elementares. Técnicas de integração

Geometria Analítica

Álgebra de vetores no plano e no espaço tridimensional. Retas. Planos. Cônicas. Superfícies cilíndricas e quádricas. Sistemas de coordenadas.

Sociologia e Meio Ambiente

Sociologia – conceito, método e objetivo. Ciência da sociedade. Indivíduo, cultura e sociedade. Organização e controle social. Desigualdade/estratificação social. Desenvolvimento sustentável. Efeitos da tecnologia sobre o equilíbrio ecológico. Preservação dos recursos naturais: medidas de controle; tecnologia aplicada. Legislação ambiental. Avaliação de impactos ambientais de projetos de engenharia.

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO IMPERATIVA

Introdução a algoritmos e pseudo-códigos. Introdução à programação imperativa: variáveis, constantes e expressões. Controle de fluxo de execução e repetição. Estruturas triviais de dados: vetores, matrizes e registros. Noções de funções e procedimentos. Comandos de atribuição e declaração de constantes, variáveis e tipos de dados. Expressões. Ponteiros. Instruções condicionais de controle de fluxo. Bibliotecas definidas pelo usuário. Recursividade. Alocação dinâmica de memória. Noções de estrutura compostas de dados.

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA

Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. Diferenças: Filosofia, Ciência e Engenharia. Computação: Ciência, Engenharia, Tecnologia e Licenciatura. Aspectos institucionais da Universidade. Boas práticas de estudo. Apresentação de áreas da Computação.

QUÍMICA GERAL

Aulas teóricas: Pureza de reagentes químicos. Estrutura da matéria e Espectroscopia. Teoria Quântica. Estudo das ligações químicas e características dos materiais usados em Engenharia. Parâmetros de potabilidade química da água. Etapas de estação de tratamento d’água. Água para caldeiras. Purificação por desmineralização e uso de resinas de troca iônica. Abrandamento e correção da dureza das águas. Eletroquímica e conceitos de corrosão, corrosão galvânica e proteção anti-corrosiva. Propriedades de materiais elétricos condutores semi-condutores e isolantes. Noções de Condutores, Semi-condutores e Isolantes. A química do Silício.

Aulas práticas: Materiais de Laboratório Usos e Manuseio. Normas de Segurança. Fenômenos Físicos e Químicos. Caracterização de cátions e anions de Minerais. As reações ácido – base. Reações de titulação. Cálculo de pureza de reagentes químicos. Parâmetros físico-químicos das águas naturais e águas para caldeiras ( pH, condutividade, cloreto, dureza e alcalinidade, ferro, sulfatos, sílica,). Determinação de Parâmetros indicadores da poluição ( nitrito, nitrato, amônia oxigênio consumido. Dosagens físico-químicas do cimento e gesso. Experimentos de Corrosão:  Pilhas Eletroquímicas. Comparação do potencial medido e potencial calculado teoricamente.

LÓGICA

Noção de argumento: premissas, conclusão, formas, validade. Lógica proposicional: sintaxe e semântica. Métodos de decisão. Sistemas formais proposicionais. Resolução na Lógica Proposicional. Lógica de Predicados: sintaxe e semântica. Formas normais. Sistemas formais da Lógica de Predicados. Resolução. Métodos e estratégias de resolução. Programação em Lógica.

Álgebra Linear

Matrizes e sistemas de equações lineares. Espaços vetoriais. Transformações lineares. Determinantes. Auto-valores e auto-vetores. Diagonalização de operadores.

Cálculo Diferencial e Integral II

Aplicações da integral definida. Integrais impróprias. Sucessões e séries numéricas. Séries de potências. Fórmulas e séries de Taylor e de McLaurin. Introdução às funções vetoriais a valores reais.

PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

Análise das condições de produção de texto referencial, planejamento e produção de textos referenciais com base em parâmetros da linguagem técnico-científica. Prática de elaboração de resumos, esquemas e resenhas. Leitura, interpretação e reelaboração de textos de livros didáticos

Ciência dos Materiais

Microestrutura dos materiais. Cristalografia. Defeitos cristalográficos. Propriedades físicas e mecânicas dos materiais. Polímeros orgânicos. Materiais metálicos. Materiais cerâmicos. Materiais compostos.

FÍSICA 1

Medição. Movimento Retilíneo. Vetores. Movimento em Duas e Três Dimensões. Força e Movimento. Energia Cinética e Trabalho. Energia potencial e Conservação da Energia. Centro de Massa e Momento Linear. Rotação. Rolamento Torque e Momento Angular. Equilíbrio e Elasticidade. Gravitação. Fluidos

ENGENHARIA ECONÔMICA

Introdução ao estudo da economia. Noções de macroeconomia, Noções microeconomia.  Tópicos especiais em economia.  Tópicos Especiais Sobre Economia Brasileira. Noções De Engenharia Econômica

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS

Conceitos e terminologia de orientação a objetos. Linguagens orientadas a objetos, técnicas de modularização e decomposição de software, herança, projeto orientado a objetos.

EXPRESSÃO GRÁFICA 1

Sistema de Representação; Projeção Cilíndrica Ortogonal; Técnicas de Esboço; Escalas; Vistas Ortográficas; Desenho das Vistas em presença do Objeto; Sistemas Alemão e Americano; Axonometria; Projeções Cotadas; Posição de pontos, retas e planos, inclinação, traço, direção e declividade de retas e planos; Verdadeira Grandeza; Pertinência; Interseções; Seção plana de um sólido; Introdução ao Desenho Auxiliado por Computador.

ÁLGEBRA APLICADA À COMPUTAÇÃO

Conceitos Básicos: conjuntos, funções, indução e recursão. Teoria dos Números: Algoritmo da Divisibilidade, Primos e sua Distribuição, Teoria das Congruências. Relações. Reticulados. Estruturas algébricas: Grupos, Anéis. Aplicações.

Cálculo Diferencial e Integral III

Funções de várias variáveis. Limite e continuidade de funções de mais de uma variável. Derivada  direcional. Máximos e mínimos. Integrais múltiplas. Integrais de linha e de superfícies. Teorema de Green. Teorema de Gauss ou da divergência. Teorema de Stokes. Aplicações.

CÁLCULO NUMÉRICO

Sistemas numéricos e erros. Solução de sistemas de equações lineares. Solução de equações não-lineares. Solução de sistemas de equações não-lineares. Interpolação e aproximação. Derivação e integração numérica. Ajustes de Curvas. Solução de equações diferenciais ordinárias e parciais.

Mecânica Geral 1

Equilíbrio de um ponto material no espaço. Sistemas de forças equivalentes. Equilíbrio dos corpos rígidos. Forças distribuídas: centroides e baricentros. Estruturas e máquinas. Vigas e cabos. Atrito. Esforço e deformação.

ESTRUTURAS DE DADOS

Estruturas de Dados: Pilhas, Filas, Listas, Árvores, Florestas e Introdução à Grafos. Implementação de Estruturas de Dados com alocação estática e dinâmica de memória com e sem ponteiros. Algoritmos de Ordenação. Algoritmos de Busca. Programação avançada e resolução de problemas complexos

FÍSICA 2

Cargas Elétricas. Campos Elétricos. Lei de Gauss. Potencial Elétrico. Capacitância. Corrente e Resistência Elétrica. Circuitos de Corrente Contínua. Campos Magnéticos. Fontes de Campos Magnéticos. Indução e Indutância. Oscilações Eletromagnéticas. Circuito de Corrente Alternada. Equações de Maxwell. Magnetismo da Matéria.

Eletricidade Aplicada

Processos gráficos e numéricos de análise experimental. Experiências diversas no campo da eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo. Operação de equipamentos para medições eletromagnéticas tais como multímetro e osciloscópio.

Fenômenos de Transporte

Conceitos Fundamentais; Estática dos Fluidos; Equações Básicas na Forma Integral para um Volume de Controle; Escoamento Incompressível de Fluidos não Viscosos; Análise Dimensional e Semelhança; Princípios da Transferência de Calor; Introdução à Condução, Convecção e Radiação.

FÍSICA 3

Oscilações Mecânicas. Ondas Mecânicas. Temperatura, Calor e Primeira Lei da Termodinâmica. Teoria Cinética dos Gases. Entropia e Segunda Lei da Termodinâmica. Ondas Eletromagnéticas. Óptica Geométrica. Interferência. Difração

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO FUNCIONAL

Tipos básicos de dados, tipos abstratos de dados, operadores, definição de função, definição local, transparência referencial, procrastinação, currificação, polimorfismo, classes de tipos, função de alta ordem, casamento de padrão, recursão, aplicação parcial, entrada/saída e interação usando monads.

CIRCUITOS ELÉTRICOS 1

Introdução. Circuitos resistivos. Fontes dependentes ou controladas. Métodos de análise. Teoremas de rede. Independência das equações. Elementos armazenadores de energia. Circuitos simplificados RC e RL. Circuitos de segunda ordem. Introdução à Excitação Senoidal e Fasores.

SINAIS E SISTEMAS

Representação de sinais. Séries de Fourier. Transformada de Fourier. Transformadas n-dimensional de Fourier. Convolução contínua e discreta. Transformada de Laplace. Resolução de Equações Diferenciais por Transformada de Laplace. Transformada Z. Noções sobre sistemas lineares e invariantes no tempo. Diagramas de blocos. Redução de diagramas de blocos.

Cálculo Diferencial e Integral IV

Equações diferenciais ordinárias lineares de 1ª e 2ª ordem e aplicações. Equações lineares de ordem superior. Resolução de equações diferenciais em série de potência. Equação de Bessel. Funções de Bessel. Funções ortogonais. Equação de Legendre. Polinômio de Legendre.

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

Introdução à estatística; Organização de dados; Representação gráfica; Medidas de centralidade, medidas de dispersão, Probabilidade; espaços amostrais, eventos, probabilidade condicional, teorema de Bayes, variáveis aleatórias discretas; Variáveis aleatórias contínuas; Modelos para variáveis aleatórias discretas e contínuas; inferência estatística, distribuições amostrais; estimação pontual e por intervalos; testes de hipóteses; Controle estatístico de Processos.

CIRCUITOS DIGITAIS COMBINACIONAIS

Álgebra de Boole. Circuitos combinacionais. Tecnologias de circuitos integrados/computadores. Operações Lógicas e funções básicas. Portas Lógicas. Arranjos. PLAs. Implementação e minimização de circuitos combinacionais. Mapas de karnaugh. Circuitos Aritméticos. Técnicas de Programação de componentes de hardware usando linguagens de descrição de hardware.

ELETRÔNICA PARA COMPUTAÇÃO

Noções de circuitos elétricos. Física básica dos semicondutores. Funcionamento físico de diodos.  Funcionamento físico de transistores bipolares de junção. Funcionamento físico de transistores de efeito de campo. Análise e síntese de circuitos analógicos com amplificadores operacionais. Circuitos conversores digital/analógico e analógico/digital. Filtros e amplificadores sintonizáveis.

ENGENHARIA DE SOFTWARE

Processos de desenvolvimento de software. Requisitos de software: engenharia, prototipação e especificação. Análise e Projeto: métodos, arquiteturas e padrões. Gerenciamento: métricas, estimativas, melhoria de processo, modelos de qualidade. Verificação e validação. Evolução de software.

METODOLOGIA CIENTÍFICA

Natureza do Conhecimento. Função da Metodologia Científica. Fundamentos da Ciência e do Trabalho Científico. Método Científico. Transmissão do Conhecimento.  Definição de Tema de Pesquisa e Plano de Trabalho. Técnicas de Escrita de Relatórios e Monografia. Levantamento Bibliográfico e Documentação. Regras e Prática de Bibliografia. Análise e Interpretação de Textos Científicos. Busca Sistemática por Informações.

REDES DE COMPUTADORES 1

Introdução a Redes de Computadores e à Internet. Arquitetura em Camadas. Camada de aplicações. Camada de transporte. Desenvolvimento de aplicações de redes usando sockets.

ELETROMAGNETISMO 1

Campos eletrostáticos. Campos eletrostáticos em meio material. Problemas de valor de fronteira em eletrostática. Campos magnetostáticos. Forças, materiais e dispositivos magnéticos. Introdução às Equações de Maxwell, propagação de ondas e antenas.

TEORIA DA COMPUTAÇÃO

Teoria da Complexidade: Medidas de Complexidade. Complexidade do algoritmo no pior caso; Complexidade do algoritmo no caso médio; Complexidade mínima do problema. Estruturas de Dados avançadas. Algoritmos: Algoritmos para pesquisa e ordenação; algoritmos de busca; algoritmos geométricos; algoritmos recursivos; algoritmos não-determinísticos. Teoria dos grafos: caminhos; coloração; grafos infinitos; conectividade; grafos orientados e não-orientados. Teoria da intratabilidade: Classes P, NP, NP-Completa e NP-Difícil. Teoria dos Autômatos. Teoria da Computabilidade.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 – Atividade complementar

Atividades de pesquisa científica em nível de iniciação, associadas a um professor orientador.

INGLÊS INSTRUMENTAL

Estudo de textos específicos da área de computação visando compreensão. Aspectos gramaticais e morfológicos pertinentes a compreensão. Desenvolvimento e ampliação das estratégias de leitura.

ANÁLISE E PROJETO DE SOFTWARE

Paradigmas de análise e projeto de software. Notações, técnicas, ferramentas. Estudo de caso. Aplicações.

BANCO DE DADOS

Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD): conceitos básicos, arquitetura e evolução. Modelos de dados: conceitual e lógico. Álgebra e cálculo relacional. Linguagem de definição e manipulação de dados. Aspectos de implementação de bancos de dados relacionais.

CIRCUITOS DIGITAIS SEQÜENCIAIS

Noções sobre circuitos com memória. Introdução aos Circuitos Seqüenciais (Flip-Flops, Latches, etc). Registradores de Deslocamento. Contadores Assíncronos e Síncronos. Memória. Diagrama de Estados. Máquinas Seqüenciais. Aplicações.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2 – Atividade Complementar

Atividades de pesquisa científica em nível de iniciação, associadas a um professor orientador.

CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA

Circuitos magnéticos. Transformadores. Máquinas rotativas – conceitos básicos e elementares. Máquinas rotativas – aspectos operacionais.

REDES DE COMPUTADORES 2

Camada de rede e roteamento. Camada de enlace e redes locais. Aplicações multimídia em rede.

SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO

Sistemas de transmissão de informação por canais físicos. Meios de transmissão. Condições de transmissão sem distorção. Filtragem e equalização. Cancelamento de eco. Densidade espectral de potência. Técnicas de modulação: amplitude, frequência, fase e mistas. Multiplexação de sinais: no tempo (TDM), em freqüência (FDM) e em código (CDMA). Antenas. Cabo coaxial e de par trançado. Rede pública de telefonia Comutada. Sistemas celulares e reuso de freqüência. Redes sem fio: padrões IEEE 802.11, IEEE 802.15 e IEEE 802.16. Comunicações via satélite. Internet via Rede Elétrica (PLC). Fibras Ópticas. Transmissores e Receptores Ópticos. Sistemas de comunicações ópticas.

ADMINISTRAÇÃO

Princípios da Administração. Administração pública e privada. Visão de problemas e ferramentas usadas no processo decisório do Departamento de O&M das organizações. Visão sistêmica das organizações

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

Modelos de sistemas digitais. Unidade de controle e Unidade de processamento. Conceitos básicos de arquitetura: sistemas de barramento, organização de memória, suporte de hardware para sistemas operacionais, entrada e saída, memórias secundárias, conceitos básicos de conjunto de instruções.

COMPILADORES

Conceitos básicos de compilação. Exemplos de compiladores. Aspectos e ferramentas para construção de compiladores. Análises léxica, sintática e semântica. Geração e otimização de código intermediário. Ambientes de tempo de execução. Gerenciamento de memória. Otimização de código objeto.

ESTÁGIO CURRICULAR

Desenvolvimento de, no mínimo, 180 horas de atividades programadas, junto à empresas/repartições que exerçam atividades correlacionadas com a habilitação de Engenharia, do curso do aluno, e áreas afins.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Introdução à Inteligência Artificial e Sistemas Inteligentes. Teoria da Aprendizagem Automática. Paradigmas e Problemas. Representação do Conhecimento e Métodos de Busca Heurísticas. Aplicações.

MÉTODOS FORMAIS

Introdução ao desenvolvimento formal de software. Classificação dos métodos formais. Revisão de modelos matemáticos: conjuntos, relações, funções, seqüências e multiconjuntos. Técnicas de modelagem e análise, verificação de sistemas: model checking, provadores de teorema, métodos estruturais, métodos baseados em álgebra de processos. Aplicações.

SISTEMAS OPERACIONAIS

Conceitos de sistemas operacionais. Processos e threads. Seção crítica. Sincronização de processos: semáforos, monitores e barreiras. Escalonamento de processos. Alocação de recursos e deadlocks. Gerenciamento de memória. Gerenciamento de arquivos. Técnicas de E/S.

ARQUITETURA DE COMPUTADORES

Conceito de: modelo, arquitetura, organização, sistema e abstração. Arquitetura CISC e RISC. Hierarquia de Memória. Conjunto de instruções. Modos de endereçamento. Tipo de dados. Tratamento de interrupções. Linguagem de montagem. Processador: caminho de dados e unidade de controle. Implementações monociclo, multiciclo, pipeline. Conflitos e exceções. Multiprocessadores, multicomputadores, arquitetura vetorial e matricial, VLIW/EPIC. Aplicações.

DIREITO PARA ENGENHEIROS

Noções de Direito. Ética profissional. Engenharia legal. Noções de legislação trabalhista, comercial e fiscal. Tipos de sociedades. Propriedade industrial, patentes e direitos.

COMPUTAÇÃO GRÁFICA

Técnicas para computação gráfica 2D e 3D. Hardware gráfico. Primitivas 2D e 3D. Renderização. Transformações geométricas 2D e 3D. Determinação de superfícies visíveis. Iluminação e sombreamento. Aplicações.

FORMAÇÃO DE EMPREENDEDORES

Elaboração de plano de negócios para empresas. Definição do negócio da empresa. Definição do plano de marketing. Análise da concorrência. Definição dos investimentos pré-operacionais. Análise financeira. Definição dos custos dos produtos. Definição das despesas operacionais. Definição da receita.

INTERFACE HUMANO-COMPUTADOR

Conceitos básicos. Sistema computacional e arquitetura da interface. Processo de desenvolvimento. Meta-modelos da interação humano-computador. Dispositivos. Interfaces tangíveis. Computação pervasiva. Computação ubíqua. Aplicações.

COMPUTAÇÃO NATURAL

Introdução. Metáforas: evolução natural, genética e sistemas imunológicos. Elementos de algoritmos evolutivos: representação (indivíduo e população), função de avaliação (‘fitness function’), mecanismos de seleção, mecanismos de mutação e recombinação.  Paradigmas.

ModelAGEM AnalíticA

Processos estocásticos. Cadeias de Markov de parâmetro discreto e contínuo. Processos de nascimento e morte. Processos de Poisson. Codificação de sistemas de filas. Leis de Little. Modelos de fila única. Redes de filas. Leis Operacionais. Algoritmo de convolução. Algoritmo de análise do valor médio. Aplicações.

PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGEM

Imagem digital. Aplicações da transformada de Fourier. Estudo de Cores. Filtros digitais. Síntese de imagens. Digitalização, impressão e armazenamento de imagens. Modificação do histograma. Segmentação. Detecção de bordas. Morfologia Matemática. Codificação de cores. Compressão de Imagens. Aplicações.

PROJETO DE BANCO DE DADOS

Técnicas de projetos de banco de dados. Técnicas para segurança e integridade de banco de dados. Técnicas para controle de concorrência e recuperação de banco de dados.  Abordagens orientado a objeto e objeto relacional. Tendências. Aplicações.

PROJETO DE COMPILADORES

Conceitos avançados de compiladores e aplicações de ferramentas e técnicas para a construção de compiladores em problemas que envolvam a implementação de linguagens de programação, leitura e processamento de documentos e tradução entre diferentes formatos de documentos, seguindo regras semânticas bem estabelecidas.

CONTROLE DE PROCESSOS

Processos e sistemas discretos. Sistemas de detecção, transdução e medição de grandezas. Sistemas de atuação e realimentação. Dispositivos de aquisição de dados, monitoração e controle. Conversão AD/DA. Desenvolvimento de sistemas de tempo real. Controladores e reguladores industriais. Tolerância a falhas.

CONCORRÊNCIA

Conceitos de sistemas operacionais: Processos e threads. Comunicação Interprocessos. Seção crítica. Exclusão mútua. Sincronização de processos: semáforos, monitores e barreiras. Escalonamento de processos. Técnicas de E/S. Alocação de recursos e deadlocks.

ESTÁGIO NÃO CURRICULAR

Desenvolvimento de atividades de estágio, sem que seja o estágio curricular. Adquirir maior experiência no mercado de trabalho sem contabilidade de carga horária e com tempo limite segundo legislação específica em vigor.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Organização moderna no mundo globalizado. Uso estratégico da Tecnologia da Informação. Conceitos e Gestão de sistemas de informação. Transformação de processos de negócio. Ética, privacidade e segurança da informação. Abrangência e implicações de aplicações em rede.

TEORIA DA INFORMAÇÃO

Teoria da informação: conceito de informação, entropia. Desigualdade fundamental de teoria da informação. Condição de entropia máxima. Fontes de informação: fontes sem memória, fontes de Markov, codificação de fontes. Compressão de dados. Desigualdade de Kraft. Primeiro teorema de Shannon. Fluxo de informação e conceito de equivocação. Informação mútua. Capacidade de canal. Segundo teorema de Shannon. Aplicações.

Mineração de dados

Extração de conhecimento em bases de dados. Pré-processamento de dados. Análise exploratória de dados. Análise de componentes principais. Análise de componentes independentes. Técnicas para extração de regras de associação, descoberta de padrões sequenciais, classificação e análise de agrupamentos. Aprendizagem de Máquina. Interpretação e operacionalização do conhecimento adquirido. Aplicações.

TÉCNICAS DE OTIMIZAÇÃO

Introdução: o que são problemas de otimização. Programação Linear: Visão de Programação Não-Linear (PNL). PL pela PNL. Introdução à álgebra linear. Modelagem. Algoritmos de pontos interiores. Método Simplex. Implementações. Dualidade. Algoritmos dual e primal-dual. Análise de sensibilidade. Técnicas de decomposição. Problemas lineares de otimização em redes: problema de transporte, atribuição, caminho mínimo e programação dinâmica, fluxo máximo. Aplicações. Otimização Combinatória: Modelagem Matemática de Problemas; Natureza e Dificuldades Intrínsecas à Otimização Combinatória; Conceitos de Ótimo Local, Ótimo Global, e Limites Inferiores; Heurísticas para a Obtenção de Soluções Viáveis e Procedimentos de Busca Local; Metaheurísticas; Algoritmos Exatos. Aplicações.

PROJETO DE FINAL DE CURSO

Estudo aprofundado de uma área da computação.

COMUNICAÇÃO DIGITAL

Filtros para comunicações. Modulações digitais. Análise de desempenho em sistemas digitais. Interferência entre símbolos e padrão olho.

ARQUITETURAS AVANÇADAS DE COMPUTADORES

Medidas de desempenho. Arquiteturas CISC, RISC e VLIW. Paralelismo a nível de instrução e de máquina. Paradigmas de processamento. Paralelismo de Baixa Granularidade em arquiteturas escalares, pipeline, superpipeline e pipeline superescalares. Paralelismo de Alta granularidade em multiprocessadores baseados em memória compartilhada e passagem de mensagem. Organização de memória em multiprocessadores. Interconexão.

ENGENHARIA DE SOFTWARE EXPERIMENTAL

Introdução a Princípios de Experimentação. Métodos e Técnicas de Experimentação: estudo de caso, survey, experimento. Projeto, Execução e Avaliação de Experimentos em Engenharia de Software. Definição de Métricas. Empacotamento e Replicação de Experimentos. Testes Estatísticos para Análise de Experimentos.

GERÊNCIA DE PROJETOS

Avaliação, planejamento e controle de projetos. Estimativas e métricas de tamanho, complexidade, custo, tempo e recursos de projetos. Gerência de custos, riscos e recursos. Gestão de pessoas. Aplicações.

GERÊNCIA DE REDES DE COMPUTADORES

Fundamentos de gerenciamento de redes. Modelos de gerenciamento de redes. Objeto gerenciado. Processos gerente e agente. Gerenciamento OSI. Gerenciamento na Internet (SNMP). Arquitetura do sistema TMN. Ferramentas e sistemas de gerenciamento de redes. Aplicações.

MODELAGEM E SIMULAÇÃO

Conceitos básicos. Classificação de sistemas de simulação: discretos, contínuos, estáticos e dinâmicos. Tipos de modelagens: eventos, atividades, processo. Evolução da simulação. Simulação de sistemas computacionais. Metodologia de desenvolvimento de um estudo de simulação: formulação do problema, conceitualização do modelo, analise de dados de entrada, verificação, validação, análise de resultados, experimentação.  Aplicações e ferramentas.

PROJETO DE SISTEMAS OPERACIONAIS

Tópicos avançados. Projeto. Aplicações.

PROTOTIPAÇÃO DE CIRCUITOS INTEGRADOS

Conceitos básicos sobre Prototipação de circuitos integrados. Metodologias de Projeto. Estilos de projeto (Full-Custom, Semi-Custom, FPGA). Linguagens de descrição de hardware. Arquitetura FPGA: histórico, conceitos, famílias, programação e teste. Formas de Implementação. Síntese de alto nível. Síntese lógica. Síntese de layout. Simulação, Verificação, Testes e Estimativa. Ferramentas CAD. Aplicações.

REALIDADE VIRTUAL

Conceitos básicos. Desenvolvimento de sistemas. Dispositivos. Interação 3D. Fatores humanos. Ferramentas. Realidade aumentada. Aplicações

REDES NEURAIS ARTIFICIAIS

Fundamentos da computação neural. Modelos lineares para regressão. Reconhecimento de padrões e formulação estatística de classificadores. Perceptrons de múltiplas camadas (MLPs). Projeto e treinamento de redes MLP. Redes neurais de funções de bases radiais (RBFs). Máquinas de vetor de suporte (SVMs). Redes não-supervisionadas. Aplicações.

SEMÂNTICA DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

Semântica: denotacional, operacional e axiomática. Verificação de programas. Análise estática de programas.

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

Caracterização de Sistemas Distribuídos. Comunicação entre objetos distribuídos. Sistemas de arquivos distribuídos. Serviços de nomes. Coordenação. Transações distribuídas e controle de concorrência. Replicação e tolerância a falhas. Segurança em sistemas distribuídos. Sistemas distribuídos multimídia. Aplicações.

AMBIENTES DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

Revisão de conceitos básicos de engenharia de software; Visão geral de desenvolvimento de software assistido por computado, diferenciando os propósitos de uma ferramenta, um workbench e um ambiente de desenvolvimento de software; Análise de alguns ambientes de desenvolvimento de software, apresentando suas arquiteturas, virtudes e limitações; Discussões sobre os méritos apresentados por diferentes ambientes de desenvolvimento de software; Avaliação e escolha fundamentada de ambientes de desenvolvimento de software voltados para  aplicações específicas; Aplicação de um ambiente de desenvolvimento de software para auxiliar no processo de construção de um sistema considerando as várias etapas de desenvolvimento.

APLICAÇÕES EM ENGENHARIA DE SOFTWARE

Execução de projetos práticos de Eng software com enfoque em 3 aspectos principais: 1) Desenvolvimento de Software – estudo de uma metodologia de desenvolvimento de software; análise de requisitos; projeto; implementação do software atendendo às restrições de recursos e requisitos funcionais do sistema; avaliação da solução adotada. 2) Gerenciamento do Projeto de Software – estabelecimento das etapas e prazos do projeto; definição das atividades para cumprimento das etapas e prazos estabelecidos; busca por informações, orientações e ajudas relacionados às tarefas a serem conduzidas; apresentar a essência dos resultados esperados para um grupo de especialistas; definição de relatórios sobre as vantagens da solução e recursos escolhidos; avaliação do progresso do projeto em relação ao cronograma estabelecido; aplicação de métricas para aferir a qualidade dos principais resultados esperados. 3) Grupo de Trabalho – aplicação de uma metodologia para que cada elemento do grupo de trabalho possa contribuir de maneira ótima para alcançar os objetivos do projeto; colaboração entre os membros da equipe na busca de soluções para os obstáculos.

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Métodos e técnicas de projeto. Planejamento de processo e fabricação industrial. Ferramentas de auxílio por computador (CAD/CAE, CAM, APP, etc.). Sistemas industriais automatizados. Sistemas de transporte. Sistemas de manipulação. Sensores Industriais. Controladores lógicos programáveis (CLP). Atuadores Industriais. Robôs. Comando numérico. Sistemas flexíveis de manufatura.

Avaliação de Desempenho

Conceitos sobre desempenho de sistemas computacionais. Monitoração e medição de desempenho de sistemas reais. Projeto de experimentos. Conceitos sobre modelagem. Modelagem de sistemas utilizando modelos de filas e Redes de Petri. Análise estacionária. Análise transiente. Balanceamento de sistemas. Aplicações.

MICROCONTROLADORES

Introdução aos Microcontroladores. Principais famílias de microcontroladores. Arquitetura de Microcontroladores. Registradores de Funções Especiais. Conjunto de instruções. Temporização. Interfaceamento. Interrupções. Comunicação Serial – RS232 – SPI – I2C – USB. Aplicações.

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Conceitos de Criptografia. Algoritmos de Cifragem. Tipos de Ataque. Algoritmos Simétricos. Cifras de Bloco. Criptanálise diferencial. Algoritmos assimétricos. Integridade e autenticação. Infra-estrutura de chave pública. Segurança da Informação.

SISTEMAS MULTIAGENTES

Introdução a Sistema Multiagentes e inteligência artificial distribuída.  Paradigma de agentes inteligentes. Agente dedutivos. Agentes reativos. Agentes híbridos. Interações multiagentes. Mecanismos de comunicação entre agentes. Coordenação. Análise e projeto orientado a agentes. Aplicações.

TOLERÂNCIA A FALHAS

Permitir a avaliação de um sistema de computação do ponto de vista da confiabilidade, disponibilidade e segurança. Estudar a taxonomia dos sistemas dependáveis com respeito a falhas, erros e defeitos. Apresentar as principais técnicas para detecção de falhas e tolerância a falhas por meio da redundância de hardware e/ou software. Por meio de ferramentas de avaliação ser capaz de estimar um incremento nos atributos de dependabilidade  de um sistema em função do custo dos componentes redundantes. Apresentar critérios de avaliação de confiabilidade, disponibilidade e segurança de hardware e/ou software por meio de modelos combinatoriais e cadeias de Markov. Apresentar as principais falhas em sistemas distribuídos e as possíveias soluções.

LABORATÓRIO DE REDES E TELECOMUNICAÇÕES

Projeto de filtros passivos. Projeto de filtros digitais FIR e IIR. Práticas de redes de computadores: Camada de aplicações; Camada de transporte; Camada de rede; Camada de enlace. Implementação e análise de desempenho de redes sem fio IEEE 802.11. Projeto de redes sem fio. Projeto de sistemas de comunicações ópticas.

ADMINISTRAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Noções de Planejamento Estratégico – Visão empresarial e a TIC.  Conceitos Básicos da Atividade Gerencial. A TIC enquanto Atividade Empresarial.  Administrando os principais aspectos: técnicos, financeiros,   contábeis e legais relacionados à TIC.

VISÃO COMPUTACIONAL

Conceitos básicos. Visão: características, sistema visual humano; Imagens e operações: filtragem e segmentação. Detecção de bordas. Extração de características de imagens. Análise de texturas: descrição, Segmentação e síntese. Análise de formas. Teoria de detecção de sinais. Recuperação de imagens baseada em conteúdo. Reconhecimento de objetos. Localização de objetos. Aplicações.

    Últimas Notícias »

    Boas Festas e um Feliz 2015

    O E-COMP deseja a todos os seus alunos, professores e funcionários um Natal Feliz e um Ano Novo cheio de realizações!

     

    XIII SEC – Seminário de Eng da Computação 24 a 28 Novembro

    O Seminário de Engenharia da Computação (SEC), criado em 2002, é um evento inteiramente organizado por Discentes do curso Engenharia da Computação sob a...

     

    Prof. Alexandre Maciel Vencedor do prêmio Santander

    Universidade de Pernambuco (UPE) – Escola Politécnica de Pernambuco (POLI) venceu o Prêmio Santander Ciência e Inovação na categoria Tecnologia da Informação,...