Intercâmbio

 

2012


Tarcísio Farias
Graduação Sanduíche UTC – França

Sou o primeiro aluno da UPE que fez intercâmbio na UTC – França (Université de Technologie de Compiègne – www.utc.fr), após convênio firmado entre as duas universidades em janeiro de 2011. O programa que participo é composto de um semestre de estudos e outro de estágio. A UTC é muito bem conceituada na França e no mundo sendo considerada a melhor escola de engenharia da França segundo fonte. Vale salientar que para ingressar na UTC não é necessário saber o idioma francês, pois no primeiro mês há um curso intensivo gratuito da língua francesa. Todavia, um nível razoável desse idioma é recomendável, pois as aulas são ministradas em francês durante o semestre letivo.
A UTC apresenta um bom enfoque matemático e prático. As disciplinas são divididas em Trabalho Prático (TP – não são todas as disciplinas), Trabalho Dirigido (TD – resolução de exercícios ou mesmo projetos) e Curso (aula teórica). Em geral, os TDs, TPs e cursos são ministrados por diferentes professores. Além disso, estudar na UTC é conhecer diferentes culturas e povos. São muitos os estrangeiros que estudam aqui (italianos, suecos, belgos, canadenses, americanos, chilenos, venezuelanos, argentinos, colombianos, japoneses, chineses, romenos, vietnamitas, alemães, russos, coreanos, etc).
Como em todo lugar há brasileiros, na UTC não poderia ser diferente. Somente na minha entrada, somávamos quase 50 brasileiros vindos de várias regiões/universidades do país (UTFPR, UNIFEI, UFRJ, UNICAMP, USP, UFPE, UPE, etc).
No momento, estou no começo do segundo semestre do intercâmbio (2012.1) e fui contratado como estagiário do CEA (Commissariat à l’Energie Atomique – cea.fr) por 6 meses. Ademais, gostaria de evidenciar aos alunos de engenharia da computação, de mecânica e de mecatrônica que desejam estudar aqui, mas não possuem bolsa de estudo, que há muitas oportunidades de estágio na França com remuneração mensal superior a 1100 euros. Portanto, a graduação sanduíche é uma oportunidade de conhecer outras culturas, de crescimento profissional e pessoal.